Advogado especialista em golpe Banco do Brasil

Identificar os tipos de fraude mais recorrentes relacionados à ideia de Golpe Banco do Brasil é essencial para evitar se tornar vítima desses esquemas. Ter conhecimento dessas estratégias fraudulentas possibilita que você identifique os indícios de alerta e impeça qualquer tentativa de execução.
A seguir, apresentamos uma lista compilada pela nossa equipe especializada em golpes, destacando as fraudes mais frequentes observadas no setor bancário:
Suporte Falso do WhatsApp
- Uma das artimanhas mais frequentes envolve um indivíduo que se faz passar por funcionário do banco e entra em contato contigo, oferecendo auxílio relacionado à tua conta bancária ou credenciais de segurança. Normalmente, esse truque se transforma em uma solicitação de senhas ou códigos de autenticação de dois fatores que, supostamente, precisas fornecer.
- No final das contas, essas informações são utilizadas pelos golpistas para assumir o controle da tua conta, realizando transferências, solicitando empréstimos e acessando dados do teu cartão de crédito. Por isso, é fundamental tratar com desconfiança essas abordagens ‘prestativas’ feitas através do WhatsApp.
Anulação de cartão “comprometido” com falso motoboy
- Uma prática cada vez mais frequente no universo do Golpe Banco do Brasil tem ganhado destaque.
- O golpe tem início com uma ligação telefônica para a vítima, na qual o golpista se apresenta como representante do banco e alega que o cartão da vítima foi duplicado e precisa ser cancelado.
Para realizar o suposto cancelamento, os golpistas pedem que a vítima confirme sua senha e aguarde a chegada de um entregador, que supostamente dará instruções sobre como inutilizar o cartão e devolvê-lo ao banco.
No local, o criminoso orienta a vítima a danificar o cartão de forma que o chip permaneça intacto, possibilitando seu uso posterior. Com posse do chip e da senha, os fraudadores se aproveitam da situação para efetuar compras, transferências e contrair empréstimos em nome da vítima.
Troca de cartão no uso
Figurando como um dos golpes mais comuns aplicados pelos estelionatários, esse crime envolve a ação de tomar posse do cartão do cliente com o propósito de fazer um pagamento falso e, em seguida, substituir o cartão por um falso, a fim de se aproveitar do original até que a vítima perceba a fraude.
Clonagem de cartão no uso
A clonagem de cartão é uma técnica ainda mais avançada do que a simples troca do cartão. Nesse caso, os criminosos utilizam uma máquina especial para realizar o Golpe Banco do Brasil. O fraudador insere o cartão na máquina, que faz uma cópia de todas as informações. Assim, a vítima recebe o cartão de volta sem suspeitar que seus dados serão utilizados pelo golpista.
Contato telefônico fraudulento
Outra falcatrua recorrente acontece quando alguém entra em contato, alegando ser representante da instituição financeira, e alerta sobre uma alegada vulnerabilidade de segurança que necessita de ação imediata. Geralmente, essa interação resulta em uma solicitação de dados pessoais, que mais tarde são utilizados de forma indevida para se apossar da conta bancária.
Golpe das milhas falsas
Nesta forma de golpe, os delinquentes comunicam através de ligação ou mensagem falsos pontos acumulados no cartão de crédito, encaminhando um link ou instruções para “recuperar” os benefícios. No entanto, o resultado final é obter acesso à sua conta através do processo executado.
Envio de boleto falso
Comum como um golpe bancário ou em praticamente qualquer outro cenário, encontra-se o envio de boleto fraudulento. Essa artimanha fácil e bastante recorrente consiste em encaminhar boletos que não correspondem a nenhuma conta legítima, alegando ser de um determinado serviço ou dívida que a pessoa de fato possui. Muitas pessoas desatentas acabam efetuando o pagamento do documento, sem perceber que nem mesmo devem aquele valor.
Transferência “enganada” de pix
Um novo tipo de fraude envolvendo o Banco do Brasil surgiu com a chegada do Pix. Nesse golpe, um estelionatário envia uma mensagem informando que fez uma transferência acidental para a conta da vítima. Para dar mais credibilidade, é enviado um print da suposta transferência e, em alguns casos, até mesmo um Pix de um valor menor é realizado. Acreditando que a transferência realmente ocorreu, a vítima acaba “reembolsando” o valor que nunca recebeu de fato, sofrendo um prejuízo financeiro.
Troca de senha por link fraudulento
Outra versão de um golpe envolvendo o Banco do Brasil ocorre quando os bandidos encaminham um link que aparentemente é do setor de proteção da instituição. Nele, encontram-se as orientações para supostamente realizar a atualização da conta. No entanto, na realidade, trata-se de um guia passo a passo para fornecer a nova senha aos golpistas.
Como evitar um Golpe Banco do Brasil?
Embora a responsabilidade por um Golpe Banco do Brasil recaia sobre os infratores que o realizam, é fundamental reconhecer que existem medidas preventivas que podem reduzir consideravelmente a possibilidade de tais crimes terem êxito.
Por esse motivo, elaboramos uma lista de ações práticas e eficientes que, se seguidas, podem auxiliar na diminuição das probabilidades de você se tornar uma vítima de um Golpe Banco do Brasil.
Não informe sua senha para terceiros em nenhuma situação
É fundamental seguir essa orientação importante. As informações confidenciais da sua senha devem ser fornecidas exclusivamente nos campos de senha do terminal de pagamento, do seu aplicativo ou da máquina de cartão que você está utilizando. Além desse contexto específico, o banco nunca solicitará sua senha para fins de segurança.
Cuidado com os links que você acessa
Ao acessar somente links provenientes de fontes confiáveis e verificadas, você garante a proteção de suas informações pessoais e evita qualquer risco de download de software malicioso que possa comprometer a sua segurança digital.
Não continue um atendimento do qual você desconfiou
Se você suspeitar que uma chamada que já atendeu pode ser fraudulenta, não hesite em encerrar a ligação e tentar reestabelecer o contato somente através dos canais oficiais do Banco do Brasil. Essa ação simples é vantajosa tanto para você quanto para os protocolos de segurança da instituição financeira.
Confira se o e-mail recebido é mesmo do Banco do Brasil
Ao verificar a autenticidade de um e-mail proveniente do banco, você aumenta consideravelmente a segurança em relação aos links internos. Para se certificar, basta procurar por e-mails anteriores enviados pelo banco e verificar se o domínio (a parte do endereço de e-mail após o símbolo @) corresponde ao mesmo. Caso contrário, é recomendado que você desconfie e evite clicar!
Não dê seu cartão para desconhecidos
Para evitar um possível Golpe Banco do Brasil, é aconselhável não entregar seu cartão a outras pessoas. Se o terminal de pagamento tem a opção de pagamento por aproximação, é recomendado que você mesmo aproxime o cartão, assegurando que ele esteja sempre dentro do seu campo de visão e, preferencialmente, sem perder o contato físico.
Tenha certeza de que está pagando o boleto certo
Antes de realizar o pagamento de um boleto, é fundamental verificar se ele corresponde de fato ao documento esperado. Analise minuciosamente o endereço do emissor, seu nome, os valores e as instruções presentes no boleto. Durante o pagamento, certifique-se de que os dados corretos foram inseridos e não hesite em cancelar a transação se identificar qualquer informação suspeita ou desconhecida.Tenha em mente que este é um método bastante comum utilizado por golpistas no Banco do Brasil, e é um dos mais complicados de recuperar seu dinheiro, pois você tomou todas as ações de forma voluntária. A atenção ao agir oferece mais segurança do que qualquer outra medida.
Fui vítima de um Golpe Banco do Brasil. E agora?
- Mesmo tomando medidas preventivas e incorporando boas práticas em seu cotidiano, ainda há a possibilidade de se tornar vítima de um Golpe Banco do Brasil. Caso isso ocorra, é recomendado agir imediatamente, procurando um advogado especializado em fraudes bancárias para obter orientação, registrar um boletim de ocorrência e buscar reverter os prejuízos.
- Devido à experiência adquirida em diversos casos semelhantes, um advogado com especialização nessa área possui conhecimento sobre as melhores estratégias para minimizar os danos e recuperar eventuais perdas financeiras. A rapidez e a capacidade de tomar decisões acertadas são fatores cruciais que influenciam diretamente nas chances de alcançar sucesso.
- Um advogado especialista em Golpe Banco do Brasil é reconhecido por sua expertise e experiência em lidar com fraudes, especialmente as relacionadas ao setor bancário. Ele atua tanto no aspecto criminal quanto na esfera cível para obter a restituição e reparação dos prejuízos causados pelo golpe.
- Se você estiver em busca de um profissional qualificado nessa área, não hesite em entrar em contato com nossa equipe do Rocha & Silva e agendar uma consulta. Analisaremos sua situação de forma individualizada para desenvolver um plano de ação focado em uma resolução rápida e efetiva.
E consulte um advogado especialista!
Preencha os campos e entre em contato com um especialista

Identificar os tipos de fraude mais recorrentes relacionados à ideia de Golpe Banco do Brasil é essencial para evitar se tornar vítima desses esquemas. Ter conhecimento dessas estratégias fraudulentas possibilita que você identifique os indícios de alerta e impeça qualquer tentativa de execução.
A seguir, apresentamos uma lista compilada pela nossa equipe especializada em golpes, destacando as fraudes mais frequentes observadas no setor bancário:
Suporte Falso do WhatsApp
- Uma das artimanhas mais frequentes envolve um indivíduo que se faz passar por funcionário do banco e entra em contato contigo, oferecendo auxílio relacionado à tua conta bancária ou credenciais de segurança. Normalmente, esse truque se transforma em uma solicitação de senhas ou códigos de autenticação de dois fatores que, supostamente, precisas fornecer.
- No final das contas, essas informações são utilizadas pelos golpistas para assumir o controle da tua conta, realizando transferências, solicitando empréstimos e acessando dados do teu cartão de crédito. Por isso, é fundamental tratar com desconfiança essas abordagens ‘prestativas’ feitas através do WhatsApp.
Anulação de cartão “comprometido” com falso motoboy
- Uma prática cada vez mais frequente no universo do Golpe Banco do Brasil tem ganhado destaque.
- O golpe tem início com uma ligação telefônica para a vítima, na qual o golpista se apresenta como representante do banco e alega que o cartão da vítima foi duplicado e precisa ser cancelado.
Para realizar o suposto cancelamento, os golpistas pedem que a vítima confirme sua senha e aguarde a chegada de um entregador, que supostamente dará instruções sobre como inutilizar o cartão e devolvê-lo ao banco.
No local, o criminoso orienta a vítima a danificar o cartão de forma que o chip permaneça intacto, possibilitando seu uso posterior. Com posse do chip e da senha, os fraudadores se aproveitam da situação para efetuar compras, transferências e contrair empréstimos em nome da vítima.
Troca de cartão no uso
Figurando como um dos golpes mais comuns aplicados pelos estelionatários, esse crime envolve a ação de tomar posse do cartão do cliente com o propósito de fazer um pagamento falso e, em seguida, substituir o cartão por um falso, a fim de se aproveitar do original até que a vítima perceba a fraude.
Clonagem de cartão no uso
A clonagem de cartão é uma técnica ainda mais avançada do que a simples troca do cartão. Nesse caso, os criminosos utilizam uma máquina especial para realizar o Golpe Banco do Brasil. O fraudador insere o cartão na máquina, que faz uma cópia de todas as informações. Assim, a vítima recebe o cartão de volta sem suspeitar que seus dados serão utilizados pelo golpista.
Contato telefônico fraudulento
Outra falcatrua recorrente acontece quando alguém entra em contato, alegando ser representante da instituição financeira, e alerta sobre uma alegada vulnerabilidade de segurança que necessita de ação imediata. Geralmente, essa interação resulta em uma solicitação de dados pessoais, que mais tarde são utilizados de forma indevida para se apossar da conta bancária.
Golpe das milhas falsas
Nesta forma de golpe, os delinquentes comunicam através de ligação ou mensagem falsos pontos acumulados no cartão de crédito, encaminhando um link ou instruções para “recuperar” os benefícios. No entanto, o resultado final é obter acesso à sua conta através do processo executado.
Envio de boleto falso
Comum como um golpe bancário ou em praticamente qualquer outro cenário, encontra-se o envio de boleto fraudulento. Essa artimanha fácil e bastante recorrente consiste em encaminhar boletos que não correspondem a nenhuma conta legítima, alegando ser de um determinado serviço ou dívida que a pessoa de fato possui. Muitas pessoas desatentas acabam efetuando o pagamento do documento, sem perceber que nem mesmo devem aquele valor.
Transferência “enganada” de pix
Um novo tipo de fraude envolvendo o Banco do Brasil surgiu com a chegada do Pix. Nesse golpe, um estelionatário envia uma mensagem informando que fez uma transferência acidental para a conta da vítima. Para dar mais credibilidade, é enviado um print da suposta transferência e, em alguns casos, até mesmo um Pix de um valor menor é realizado. Acreditando que a transferência realmente ocorreu, a vítima acaba “reembolsando” o valor que nunca recebeu de fato, sofrendo um prejuízo financeiro.
Troca de senha por link fraudulento
Outra versão de um golpe envolvendo o Banco do Brasil ocorre quando os bandidos encaminham um link que aparentemente é do setor de proteção da instituição. Nele, encontram-se as orientações para supostamente realizar a atualização da conta. No entanto, na realidade, trata-se de um guia passo a passo para fornecer a nova senha aos golpistas.
Como evitar um Golpe Banco do Brasil?
Embora a responsabilidade por um Golpe Banco do Brasil recaia sobre os infratores que o realizam, é fundamental reconhecer que existem medidas preventivas que podem reduzir consideravelmente a possibilidade de tais crimes terem êxito.
Por esse motivo, elaboramos uma lista de ações práticas e eficientes que, se seguidas, podem auxiliar na diminuição das probabilidades de você se tornar uma vítima de um Golpe Banco do Brasil.
Não informe sua senha para terceiros em nenhuma situação
É fundamental seguir essa orientação importante. As informações confidenciais da sua senha devem ser fornecidas exclusivamente nos campos de senha do terminal de pagamento, do seu aplicativo ou da máquina de cartão que você está utilizando. Além desse contexto específico, o banco nunca solicitará sua senha para fins de segurança.
Cuidado com os links que você acessa
Ao acessar somente links provenientes de fontes confiáveis e verificadas, você garante a proteção de suas informações pessoais e evita qualquer risco de download de software malicioso que possa comprometer a sua segurança digital.
Não continue um atendimento do qual você desconfiou
Se você suspeitar que uma chamada que já atendeu pode ser fraudulenta, não hesite em encerrar a ligação e tentar reestabelecer o contato somente através dos canais oficiais do Banco do Brasil. Essa ação simples é vantajosa tanto para você quanto para os protocolos de segurança da instituição financeira.
Confira se o e-mail recebido é mesmo do Banco do Brasil
Ao verificar a autenticidade de um e-mail proveniente do banco, você aumenta consideravelmente a segurança em relação aos links internos. Para se certificar, basta procurar por e-mails anteriores enviados pelo banco e verificar se o domínio (a parte do endereço de e-mail após o símbolo @) corresponde ao mesmo. Caso contrário, é recomendado que você desconfie e evite clicar!
Não dê seu cartão para desconhecidos
Para evitar um possível Golpe Banco do Brasil, é aconselhável não entregar seu cartão a outras pessoas. Se o terminal de pagamento tem a opção de pagamento por aproximação, é recomendado que você mesmo aproxime o cartão, assegurando que ele esteja sempre dentro do seu campo de visão e, preferencialmente, sem perder o contato físico.
Tenha certeza de que está pagando o boleto certo
Antes de realizar o pagamento de um boleto, é fundamental verificar se ele corresponde de fato ao documento esperado. Analise minuciosamente o endereço do emissor, seu nome, os valores e as instruções presentes no boleto. Durante o pagamento, certifique-se de que os dados corretos foram inseridos e não hesite em cancelar a transação se identificar qualquer informação suspeita ou desconhecida.Tenha em mente que este é um método bastante comum utilizado por golpistas no Banco do Brasil, e é um dos mais complicados de recuperar seu dinheiro, pois você tomou todas as ações de forma voluntária. A atenção ao agir oferece mais segurança do que qualquer outra medida.
Fui vítima de um Golpe Banco do Brasil. E agora?
- Mesmo tomando medidas preventivas e incorporando boas práticas em seu cotidiano, ainda há a possibilidade de se tornar vítima de um Golpe Banco do Brasil. Caso isso ocorra, é recomendado agir imediatamente, procurando um advogado especializado em fraudes bancárias para obter orientação, registrar um boletim de ocorrência e buscar reverter os prejuízos.
- Devido à experiência adquirida em diversos casos semelhantes, um advogado com especialização nessa área possui conhecimento sobre as melhores estratégias para minimizar os danos e recuperar eventuais perdas financeiras. A rapidez e a capacidade de tomar decisões acertadas são fatores cruciais que influenciam diretamente nas chances de alcançar sucesso.
- Um advogado especialista em Golpe Banco do Brasil é reconhecido por sua expertise e experiência em lidar com fraudes, especialmente as relacionadas ao setor bancário. Ele atua tanto no aspecto criminal quanto na esfera cível para obter a restituição e reparação dos prejuízos causados pelo golpe.
- Se você estiver em busca de um profissional qualificado nessa área, não hesite em entrar em contato com nossa equipe do Rocha & Silva e agendar uma consulta. Analisaremos sua situação de forma individualizada para desenvolver um plano de ação focado em uma resolução rápida e efetiva.
E consulte um advogado especialista!